quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Rugby

As lendas são cheias de confusões e boatos interpretados com fantasia e imaginação. A história da criação do rúgbi não é uma exceção, surgindo várias versões.

Na versão tradicional, o criador do rúgbi foi William Webb Ellis, um estudante londrino, durante uma partida de futebol realizada em 1823 na Rugby School. O jovem teria ficado irritado com a monotonia do jogo e teria agarrado a bola nos braços e corrido o campo, provocando a ira de seus colegas, que tentaram pará-lo, agarrando-o de qualquer maneira. Teria assim nascido o jogo de rúgbi.

Outra versão acredita que a bola era carregada com os braços com freqüência durante 1820 e 1830.

Estudantes da Rugby School dizem também que a bola carregada fazia parte do jogo há muito tempo, contrariando a história de William.

Apesar da contradição da origem, importantes instituições como a French Rugby Federation concedem grande importância à manutenção do túmulo de William Webb Ellis como um símbolo do surgimento do rúgbi. William viveu como pastor e foi sepultado no cemitério marítimo em Menton, França.

Assim, todos aqueles que praticavam o jogo com as mãos se uniram para padronizar as regras do esporte. O "Football Rugby" teve então um desenvolvimento independente do "Football Association". Em 1871 foi fundada a Rugby Union em Londres, e da Inglaterra expandiu-se para o mundo. No País de Gales, onde o rúgbi tem raízes profundas principalmente na população humilde, encontrou terreno propício para o seu desenvolvimento auxiliado pelo espírito do povo. Posteriormente foi levado para a Escócia, Irlanda, continente europeu (notadamente para a França) e navegou rumo às colônias do Império Britânico: Austrália, África do Sul, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos da América.

Neste último, fundiram-se, numa volta ao passado, o Rugby e o Association, sendo criado o Futebol Americano. Apesar de possuir características do rúgbi, não pode ser com ele confundido, pois as regras são bastante diferentes.

Um evento importantíssimo para o rúgbi é o Torneio das Cinco Nações, realizado anualmente pelas equipes da Inglaterra, País de Gales, Irlanda, Escócia e França.

Com a evolução do esporte, foi realizado em 1987, na Nova Zelândia e Austrália, o I Campeonato Mundial de Rúgbi, com 16 seleções: Nova Zelândia, Austrália, Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda, França, Estados Unidos da América, Canadá, Japão, Itália, Ilhas Fiji, Ilhas Tonga, Argentina e Zimbabwe. A campeã foi a Nova Zelândia, ficando a França em segundo lugar.

O espírito do rúgbi é uma doutrina para seus praticantes. Prega-se que o esporte é praticado por um grupo de trinta pessoas, que somente no momento do jogo divide-se em dois grupos de quinze. Portanto, fora do campo, não há lugar para rivalidades e atitudes antiesportivas. Prova disso é que após as partidas, os jogadores tradicionalmente reúnem-se no chamado "terceiro tempo" em que, com muita cerveja e alegria, cantam, socializam e comentam os principais lances da partida.

Fonte: Associação Brasileira de Rugby.

Visite:
Blog Caixa PretaBicuda Na CanelaBlog do Tibu

Nenhum comentário: